Fazer pequenas mudanças de estilo de vida pode reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral, de acordo com um novo estudo da American Heart Association, publicado na revista Stroke.
Os pesquisadores avaliaram o risco de AVC usando o programa Life’s Simple 7, da American Heart Association, que inclui sete fatores de saúde cardiológica: ser ativo, controlar o colesterol, ter uma dieta saudável, controlar a pressão arterial, manter um peso corporal saudável, controlar a glicemia (açúcar no sangue) e não fumar. Observou-se que pequenas diferenças no estado de saúde foram associadas a grandes reduções no risco de acidente vascular cerebral, disse Mary Cushman, principal autora do estudo e professora de medicina na Universidade de Vermont, em Burlington.
Os pesquisadores dividiram os sete fatores de saúde cardiovascular em três categorias:
- Inadequada: de zero a quatro pontos.
- Média: de cinco a nove pontos.
- Ideal: de dez a catorze pontos.
Os pesquisadores descobriram que cada aumento de um ponto em direção a uma melhor pontuação foi associado com um risco 8% menor de AVC.
Em comparação com aqueles com pontuação inadequada, as pessoas com melhores pontuações tiveram um risco 48% menor de acidente vascular cerebral e aqueles com pontuações médias tiveram um risco 27% menor de AVC.
A melhor pontuação foi associada a um risco de acidente vascular cerebral reduzido e similar em negros e brancos.
Cushman e colegas analisaram informações sobre 22.914 americanos negros e brancos, de 45 anos de idade ou mais, que estão participando de um estudo de base populacional em todo o país chamado de Reasons for Geographic and Racial Differences in Stroke (REGARDS). Os participantes foram acompanhados por cinco anos. Muitos dos participantes do estudo vivem na região sudeste dos Estados Unidos, onde as taxas de mortalidade por acidente vascular cerebral são as mais altas.
Durante o estudo, ocorreram 432 AVCs. Todos os sete fatores de saúde cardiovascular desempenharam um papel importante em predizer o risco de acidente vascular cerebral, mas ter a pressão arterial ideal é o mais importante indicador de risco de AVC, segundo informam os pesquisadores. Em comparação com aqueles com mau controle da pressão arterial, aqueles que tinham um controle ideal apresentavam risco 60% menor de acidente vascular cerebral no futuro.
Fonte: American Heart Association