O íleo pós-operatório ou íleo paralítico é um problema comum após cirurgias abdominais. Um estudo publicado pelo periódico British Journal of Surgery, mostrou que o consumo de café poderia reduzir o íleo pós-operatório após colectomia.
O estudo multicêntrico e randomizado, com pacientes com doença maligna ou benigna que fizeram uma colectomia aberta ou laparoscópica eletiva, os quais foram aleatoriamente designados antes da cirurgia a receber café ou água após o procedimento (100 ml, três vezes ao dia), teve como desfecho primário a primeira evacuação no pós-operatório e como desfechos secundários a eliminação dos primeiros flatos, o tempo de tolerância aos alimentos sólidos, o tempo de internação e a morbidade perioperatória.
Um total de 80 pacientes (com idade média de 61 anos) foi distribuído aleatoriamente, 40 para cada grupo. Após a exclusão, por várias razões, a análise final envolveu 35 pacientes no grupo do café e 36 pacientes no grupo da água. As características dos pacientes foram semelhantes em ambos os grupos. O tempo para a primeira evacuação foi significativamente menor nos que receberam café em relação aos que receberam água. O tempo de tolerância aos alimentos sólidos e o tempo para a eliminação dos primeiros flatos mostraram uma tendência semelhante, mas as diferenças não foram significativas. O tempo de internação hospitalar e morbidade foram comparáveis nos dois grupos.
Concluiu-se que o consumo de café após colectomia é seguro e foi associado a um tempo reduzido para a primeira evacuação no pós-operatório, além de ser uma forma barata e segura para ativar a motilidade intestinal após cirurgia eletiva do cólon. O mecanismo pelo qual o café poderia causar esse efeito é desconhecido.
Fonte: British Journal of Surgery