O ensaio clínico randomizado IDEA, publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA), procurou determinar se uma redução ≥ 10% do peso corporal induzida pela dieta, associada ou não aos exercícios físicos, levaria a melhores resultados clínicos e mecanicistas do que o exercício sozinho.
A osteoartrite do joelho é uma causa comum de dor crônica e incapacidade funcional e tem origens biomecânicas e inflamatórias, podendo ser agravada pela obesidade.
O ensaio clínico randomizado, simples-cego, de 18 meses de acompanhamento, da Wake Forest University, foi realizado entre julho de 2006 e abril de 2011. Os participantes foram 454 indivíduos com excesso de peso ou obesos, com 55 anos de idade ou mais e índice de massa corporal entre 27 e 41 kg/m², que apresentavam dor no joelho e diagnóstico radiográfico de osteoartrite de joelho.
As intervenções realizadas foram: perda de peso induzida por dieta e exercício físico, perda de peso induzida por dieta ou por exercício físico.
Os principais resultados e as medidas de resultados primários mecanicistas foram força de compressão nos joelhos e níveis plasmáticos de IL-6. Os resultados clínicos secundários foram dor auto-referida, função, mobilidade e qualidade física relacionada à saúde.
Trezentos e noventa e nove participantes (88%) completaram o estudo. A perda de peso média foi de 8,9 kg (9,5%) para o grupo que fez dieta; 1,8 kg (2,0%) para o grupo que fez exercício e de 10,6 kg (11,4%) para o grupo que fez dieta + exercício. Depois de 18 meses, a força compressiva no joelho foi menor nos participantes do grupo que fez dieta, em comparação com os participantes do grupo que fez exercício. As concentrações de IL-6 foram menores no grupo que fez dieta + exercício e no grupo que fez dieta, em comparação com os participantes do grupo que fez exercício. O grupo que associou a dieta aos exercícios físicos apresentava menos dor e melhor função do que os grupos da dieta e do exercício sozinhos. O grupo da dieta + exercício também teve uma melhor qualidade física relacionada à saúde do que o grupo do exercício.
Concluiu-se que entre adultos com sobrepeso ou obesos e com osteoartrite de joelho, após 18 meses de intervenções, os participantes do grupo dieta + exercício e os que fizeram apenas dieta tiveram maior perda de peso e maior redução nos níveis de IL-6 do que aqueles no grupo de exercício; aqueles no grupo de dieta tiveram maiores reduções na força de compressão do joelho do que aqueles no grupo de exercício.
Fonte: The Journal of the American Medical Association (JAMA)